Pular para o conteúdo principal

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

E quando as letras dançam?

Fernanda Valente




Como estrelas na Terra, Toda criança é especial é um filme indiano, longo, que aborda questões sobre a dislexia de forma verdadeira e sensível. Impossível não se emocionar e chorar. O filme conta a história de Ishaan Awasthi, um garotinho que tem entre oito e nove anos e está matriculado numa escola regular. Ele é um menino alegre, brincalhão, criativo, excelente na arte de desenhar, mas infelizmente, não consegue aplicar sua inteligência na escrita e leitura, repetindo de ano várias vezes.
O garotinho Ishaan faz parte de uma família de classe média. No entanto, seus pais tem uma grande afeição e orgulho pelo filho mais velho, que sempre tem excelentes resultados escolares, participando também de competições esportivas. O pai é um homem de negócios e a mãe apenas focada na educação dos filhos.
O clímax do filme começa, quando em sala de aula, o professor pede para que Ishaan leia um texto em voz alta. Ele olha para o caderno e apenas diz: As letras estão dançando! _ O professor responde:_O quê? _ As letras estão dançando, responde novamente Ishaan. As outras crianças riram da situação, achando que era uma brincadeira. Pensam que Ishann não está levando os estudos à sério. Nisso, o professor lhe dá uma punição. Os pais dele são chamados na escola e ficam tristes pelo filho não ser inteligente como o outro filho.
O diretor da escola recomenda aos pais que Ishaan estude num colégio interno. O menino fica triste e demonstra toda a sua tristeza num livro criativo desenhado por ele. Os pais ignoram. Pensam que estão fazendo bem pra ele. Na verdade, eles o punem. É um momento muito comovente, pois várias pessoas com deficiência são deixadas de lado.
A parte boa dessa história foi um educador que entrou no internato para mudar todo o sistema com aulas de artes. Ele observou a tristeza de Ishaan e aos poucos foi percebendo que era um garoto muito inteligente, só que tinha dislexia. Este professor mudou as regras de ensino, sendo realmente especial. Citou em sala de aula, numa maneira inclusiva, que todos possuem habilidades diferentes. Mostrou exemplos de grandes nomes como Albet Einstein, Leonardo Da Vinci, entre outros, que passaram por algum transtorno.
É um filme que todo educador deveria assistir, principalmente as pessoas que tem um ser especial e genial na família. O final do filme foi muito bem produzido, mostrando que cada um tem a sua dificuldade e limitação, durante um laboratório em conjunto com todos os professores e pais de alunos. Você que é educador, pode também fazer a diferença! É a educação que transforma o mundo!
A trilha sonora do filme é linda. Vale cada momento. Assista:

Ficha Técnica:
Data de lançamento 2007 (2h 55min)
Direção: 
Gênero Drama
Nacionalidade Índia



Comentários

Anônimo disse…
Querida a sua publicação é muito interessante. Assisti o filme até o fim.É realmente comovente.Não só as letras são dançantes.Os números também ganham formas e movimentos,durante a prova de matemática,conforme a imaginação do menino diferente, obediente,criativo e muito inteligente.
Fernanda,o mais curioso disso tudo é que antes de assistir o filme escrevi à você:Siga adiante!Não esqueça, a sua estrela é brilhante.Sabia que por esse motivo sinto intensa alegria? Pois é...:Creio que continuamos em sintonia como já lhe disse algum dia !!!
Minha amiga boa noite !������Deus lhe abençoe !!!��
Luiz Augusto da Silva
Que bom que assistiu ao filme até o fim. Ele é lindo demais. Infelizmente algumas famílias não compreendem as doenças. É um trabalho muito difícil para educadores e profissionais da saude. Mas creio que não podemos desistir.

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

BE HAPPY

Por Caroline Trevisan O que é felicidade para você? Essa pergunta pode até parecer meio clichê ou uma cópia daquela música “o que faz você feliz”, mas em uma era de muito stress e ansiedade temos sempre que evitar perdê-la. Há várias possibilidades: estar com a família e amigos, praticar um esporte ou alguma atividade da qual gostamos, estar em algum lugar prazeroso, enfim. Costumo dizer que existem combustíveis de felicidade presentes nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia, como um bom dia de alguém especial, no elogio recebido ao sair na rua, nas palavras de carinho que ouvimos, ao sermos convidados para sair e se divertir com os amigos. Estes precisam ser cultivados. Já ouviu falar que amigo é coisa para se guardar? Então, eles preenchem a nossa vida e nos incentivam a viver, a ser feliz, a realizar sonhos e o melhor tornam tudo único vivendo apenas com aquele determinado amigo. Rir abobadamente, pagar mico, ficar perdido no caminho porque ficou conversando, falar horas