Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

Mesclando soul e funk dos anos 1970, Black Mantra é atração no SescTV

Dois programas com a banda vão ao ar no dia 29/1, domingo, a partir das 21h

Foto: Piu Dip.

Banda paulistana Black Mantra participa de dois programas inéditos no SescTV. O primeiro, um documentário da série Passagem de Som, conta como surgiu o grupo e registra o encontro dos integrantes com o cantor e compositor Di Melo e com o cineasta Jeferson De. O segundo, show da série Instrumental Sesc Brasil apresenta o repertório da banda com influências do funk e do soul dos anos 1970. Com direção geral Max Alvim, as produções estreiam no dia 29/1, domingo, às 21h (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

Composta por nove músicos, a Black Mantra surgiu depois que foi convidada para fazer a trilha sonora do curta-metragem Muito, Além do Nada, dirigido por Marcelo Terreiro. O baterista Leonardo Marques - que junto com o baixista Caio Leite idealizou a banda, - explica que havia muitas referências do Blaxploitation (movimento cinematográfico norte-americano criado no início dos anos 1970 com o objetivo de tirar os negros dos papeis coadjuvantes) na trilha, e músicos como James Brown e Isaac Hayes serviram de inspiração. “Daí veio a ideia de fazermos as releituras, estudar realmente J.B.’s, Curtis Myfield, Stivie Wonder”, comenta Marques.

No Passagem de Som, o grupo se encontra com o pernambucano Di Melo, que teve reconhecimento musical em 1975, ao gravar seu primeiro disco, com as composições Kilanô e A Vida em seus Métodos Diz Calma. Após seu sucesso inicial, Melo sumiu das paradas musicais e só reapareceu 36 anos depois, quando lançou seu segundo álbum, em 2016. O encontro entre Black Mantra e o artista, com quem já dividiu palcos, é registrado no documentário.

A produção também mostra um bate-papo entre integrantes da banda e Jeferson De, cineasta, militante da causa negra e criador do manifesto Dogma Feijoada, um estudo histórico sobre a imagem dos negros difundida pelo cinema brasileiro. O diretor fala sobre sua ligação com música e parceria com uma gravadora, onde iniciou sua carreira como cineasta. “O primeiro curta profissional que eu fiz chama-se Distraída para a Morte, e foi inspirado em uma música do cantor Otto”, conta.

O documentário acompanha, ainda, o ensaio da banda Black Mantra para a série Instrumental Sesc Brasil, exibida na sequência. No repertório, composições próprias com raiz no soul e no funk dos anos 1970, inspiradas em nomes que trilharam o Blaxploitation, como Marvin Gaye, James Brown e Isaac Mayes.

Formação da Black Mantras:
Caio Leite – baixo
Leonardo Marques – bateria
Kiko Bonato – hammond e piano
Marcos Guarujá – percussão
Igor Thomaz – saxofone barítono
Pedro Vithor – saxofone tenor
William Tocalino – trombone
Felipe Pipeta - trompete
Ricardo Mastria - guitarra

SERVIÇO:

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Deltas
Estreia: 29/1, domingo, a partir das 21h
Direção geral: Max Alvim
Reapresentações: 30/1, segunda, às 16h30; 31/1, terça, às 9h30; 1/2, quinta, às 13h; e 4/2, sábado, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra