Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

Filhos de Abraão é destaque no SESC TV


”Filhos de Abraão” narra a história do profeta e suas influências no Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. Dia16/09, sexta, às 20h


Documentário inédito Filhos de Abraão, dirigido por André Corrêa, narra a história do profeta hebreu Abraão citado no livro de Gêneses na Bíblia, e aborda a influência do personagem em três vertentes religiosas da humanidade: O Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo. A produção será exibida no dia 16/09, sexta, às 20h (assista também em sesctv.org.br/aovivo), e traz depoimentos de representantes de correntes religiosas católica, judaica, islâmica, kardecista e protestante, além de pessoas que caminham pelas ruas da capital paulista.

“Quando eu penso em Abraão, eu penso em um pioneiro”, comenta o rabino Michel Schlesinger. Ele conta que Abraão viveu em uma época em que se acreditava em diversos deuses, e foi corajoso em iniciar um caminho da crença em um único Deus. O cônego Antônio Aparecido Pereira afirma que o único Deus se revela ao profeta e este conviveu com essa relação até a sua morte.

O sheikh Mohamad Al Bukai lembra que ao ser lançado ao fogo por acreditar em um único Deus, o profeta se salvou por sua fé em Allah, e a partir daí começou toda a sua história e peregrinação. “Abraão começa uma jornada declarando que está saindo de sua cultura, do meio onde ele vive em direção a uma terra nova, a uma terra prometida”, conta o rabino Nilton Bonder. “Em busca de uma elevação, de um nível diferenciado para uma cultura nova que vai ser estabelecida”, conclui.

Os entrevistados discutem o que pensam sobre Deus Contudo, o líder espiritual do Kabbalah Centre, Yonatan Shani, acredita não ser relevante saber quem Ele é, mas de que forma Deus se manifesta e nós.  O padre Renato Vieira expõe que deveria ficar quieto diante desse questionamento “para deixar que a pessoa no silêncio faça a sua experiência de Deus, a sua descoberta”, finaliza.

O documentário aborda também a história de Sarah, esposa de Abraão, e de Hagar, serva egípcia que teve um filho com o profeta. A produção ainda propõe uma reflexão sobre o papel da mulher no Judaísmo, Islamismo e Cristianismo; sobre a existência do Satanás; sobre a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra; e sobre a importância de compartilhar, mesmo diante de diferenças e conflitos. Além disso, Filhos de Abraão traz a lenda do encontro do profeta com o anjo Gabriel.


SERVIÇO:

Documentário

Filhos de Abraão
Estreia: 16/9, sexta, às 20h
Reapresentações: 18/9, domingo, às 08h; 19/9, segunda, às 05h e às 13h; 21/9, quarta, às 05h; e 22/9, quinta, às 17h.
Classificação indicativa: Livre
Direção: André Corrêa
Produção: Canal Azul
Duração: 54’21”

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra