Pular para o conteúdo principal

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

Descarte os maus comportamentos hereditários

Por Fernanda Santiago


Tudo aquilo que não é bom para as nossas vidas devemos descartar. Outro dia, num estado de ira, falei um palavrão. Meu filho de 3 anos ouviu, e logo, começou a repetir o tal palavrão. Eu me senti envergonhada por isso ter acontecido. Eu sou o exemplo e ele repete tudo o que eu faço ou falo. Mudei a palavra para: Meu Deus do céu. Agora, tudo o que ele vê de errado ou que o deixa nervoso, ele fala: Meu Deus do céu!
Como mãe, tenho o dever de transformar os maus hábitos em algo positivo. O meu filho também copia as tarefas que faço: se eu pego um livro para ler, ele também pega o dele. Se estou varrendo a casa, também quer varrer, se estou tirando o pó dos móveis, também pede um paninho para limpar. A criança se inspira nos pais em tudo o que eles fazem. 
Como transformar os nossos filhos em adultos admiráveis? Dando bons exemplos. Todos nós carregamos os comportamentos dos nossos pais, sejam positivos ou negativos. Se os meus pais são mentirosos, aprenderei com eles a mentir. Se são preconceituosos, também serei. Se acham natural pegar de alguém algo que não lhe pertence, também acharei.
Tudo herdamos dos pais ou daqueles que nos criaram. Se nossos pais são irresponsáveis ou sem disciplina, também seremos. Mas será que conseguimos mudar esses hábitos ruins que herdamos? _Sim!
O primeiro passo para mudar é perceber que o hábito atrapalha. Não é uma tarefa fácil porque nos acostumamos com a nossa família, jeito, comportamentos e muitas vezes achamos tudo natural, pois o que é mais difícil no ser humano é olhar para dentro de si e perceber que o seu eu está todo errado e bagunçado. Admitir que não estamos com a razão é uma vitória. Pode ser dolorido no começo, mas aprenderemos a viver novos hábitos, aqueles que nos fazem crescer, prosperar, avançar...
O que é bom? O que é mau?
Bom é sempre falar a verdade;
Mau é mentir;
Bom é pedir emprestado e devolver;
Mau é não devolver e fugir;
Bom é poupar dinheiro;
Mau é não ter limites e gastar até o que não tem;
Bom é ser pontual;
Mau é chegar sempre atrasado;
Bom é comer saudavelmente;
Mau é comer exageradamente tudo o que prejudica a saude;
Bom é ouvir a história de alguém;
Mau é não ouvir ninguém;
Bom é ser responsável;
Maus é não cumprir as tarefas depositadas em suas mãos;
Bom é enxergar que todos nós somos irmãos e que somos diferentes;
Mau é achar que somos superiores aos outros;
Bom é se interessar pela vida e a cada dia conhecer algo novo;
Maus é não se interessar por nada;
Bom é ter sonhos e planejá-los;
Mau é não sonhar.

O que você quer? Quais são os maus hábitos que você precisa descartar da sua vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

BE HAPPY

Por Caroline Trevisan O que é felicidade para você? Essa pergunta pode até parecer meio clichê ou uma cópia daquela música “o que faz você feliz”, mas em uma era de muito stress e ansiedade temos sempre que evitar perdê-la. Há várias possibilidades: estar com a família e amigos, praticar um esporte ou alguma atividade da qual gostamos, estar em algum lugar prazeroso, enfim. Costumo dizer que existem combustíveis de felicidade presentes nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia, como um bom dia de alguém especial, no elogio recebido ao sair na rua, nas palavras de carinho que ouvimos, ao sermos convidados para sair e se divertir com os amigos. Estes precisam ser cultivados. Já ouviu falar que amigo é coisa para se guardar? Então, eles preenchem a nossa vida e nos incentivam a viver, a ser feliz, a realizar sonhos e o melhor tornam tudo único vivendo apenas com aquele determinado amigo. Rir abobadamente, pagar mico, ficar perdido no caminho porque ficou conversando, falar horas