Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

Questões sobre o meio ambiente são discutidas no terceiro episódio da série Galáxias - Olhares Sobre o Brasil


Ailton Krenak (líder indígena). Foto: Divulgação.

Terras indígenas, floresta, rios, agronegócio, endividamento ecológico, e ambiente versus mercado são alguns dos temas discutidos em Meio Ambiente, terceiro episódio da série Galáxias – Olhares Sobre o Brasil, que o canal SescTV apresenta no dia 9/9, quarta, às 21h. Dirigida por Isa Grinspum Ferraz, a série - que debate diversos assuntos, como meio ambiente, mídia e educação - exibe um episódio inédito todas as quartas-feiras, às 21h, totalizando 12 programas, com 26’ cada. A produção é do SescTV em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB) - que disponibilizou seu acervo para pesquisas e imagens de obras de arte.

Para discutir os temas, foram convidadas 15 personalidades. São acadêmicos, pensadores, cientistas, escritores e artistas, como o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro; o músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik, o rapper Emicida, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a geneticista Mayana Zatz. Fotos do coletivo de jornalismo alternativo Mídia Ninja e vídeos de Cao Guimarães ilustram os depoimentos.   A trilha sonora é do DJ Dolores.

No episódio Meio Ambiente, o líder indígena Ailton Krenak demonstra a sua preocupação com o agronegócio. “Daqui a pouco a gente não tem mais mosquitos, abelhas e nem gafanhotos”.  O rapper Emicida acredita que a vida nas cidades afasta as pessoas do contato com a natureza. “A primeira coisa que a gente faz com a terra é botar cimento em cima, e a gente vai se deligando da terra”, explica.

Krenak chama a atenção para pessoas que veem o rio apenas como gerador de energia, calculando seus megawatts. “Aquele rio tem uma identidade”. Já o cineasta e crítico Kleber Mendonça Filho expõe sua tristeza ao falar de Recife – PE, onde a cidade construiu seus arranha-céus de costas para o Rio Capibaribe, usando-o como fossa.

E o futuro, como será? O antropólogo Eduardo Viveiro de Castro, pensa que há uma aposta contra o que está por vir e um endividamento ecológico. “Uma espécie de cartão de crédito, só que em cima do futuro, das próximas gerações", esclarece. “O Brasil jogou fora seu papel de liderança mundial na questão ambiental”, comenta o antropólogo e ensaísta Antônio Risério. Para ele, falta controle.

O programa também traz depoimentos do sociólogo Jessé Souza, que fala sobre o Brasil da desigualdade; do jornalista Mário Magalhães, sobre a falta de esgoto nas residências como tragédia ambiental; do curador e crítico de arte Moacir dos Anjos, sobre o meio ambiente, progresso e destruição; do dirigente do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Jaime Amorim, sobre o modelo do agronegócio; e do filósofo e ensaísta Francisco Bosco, sobre a importância da questão do índio hoje.
           

SERVIÇO:

Galáxias – Olhares sobre o Brasil
Meio Ambiente
Estreia: 9/9, quarta, às 21h
Reapresentações: 10/9, quinta, às 14h30; 11/9, sexta, às 17h; 12/9, sábado, às 20h; 13/9, domingo, às 14h e às 22h30; 14/9, segunda, às 9h; e 15/9, terça, às 12h.

Classificação indicativa: Livre

Direção: Isa Grinspum Ferraz
Produção: Texto e Imagem
Duração: 26’

Temas dos 12 episódios de Galáxias - Olhares Sobre o Brasil
•          Cidades
•          Indivíduos e Comportamento
•          Meio Ambiente
•          Mídia
•          Educação
•          Produção Estética
•          Movimentos Sociais
•          Política
•          Economia
•          Ciência e Universidade
•          Identidade Nacional
•          Brasil no Mundo


Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra