Pular para o conteúdo principal

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

1822 – Laurentino Gomes

Fernanda Santiago

Hoje, no dia da Independência do Brasil, sugiro como leitura, o livro 1822, de Laurentino Gomes.  Já tive o privilégio de conhecer o autor num encontro de jornalistas escritores que ocorreu em São Paulo, em 2011. Fiquei encantada com sua apresentação e desenvoltura e foi através desse encontro que me interessei em ler seus livros: 1808, que ganhou o prêmio Jabuti em 2008, como melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção. Recentemente, o autor também levou o prêmio para o livro: 1889. De uma forma simples e com muita ironia, o jornalista nos conta a História do Brasil de um jeito impressionante e encantador. Conseguimos visualizar cada personagem durante a leitura e entender toda a bagunça cultural e comportamental que existe no Brasil.
1822 mostra como o imperador Dom Pedro II sofreu para proclamar a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Seus sofrimentos não estavam apenas ligados à separação de Brasil e Portugal, mas a vários problemas intestinais que teve durante a viagem quando proclamou a independência. Ele teve muita dor de barriga. É com muito bom humor que o autor relata isso no livro “o destino cruzou o caminho de D.Pedro em situação de desconforto e nenhuma elegância”
E desse jeito, o autor nos prende a história do Brasil, com vários relatos, documentos e pesquisas. O trabalho jornalístico ganha vida. Os capítulos são curtos, nos envolvendo cada vez mais aos perfis dos personagens. E toda a história nos mostra perfeitamente que o Brasil ao ser declarado independente tinha tudo para dar errado.

As batalhas entre líderes brasileiros e portugueses deixaram muitas marcas na história da independência do Brasil, inclusive guerras civis na Bahia, envolvendo grande parte do povo sertanejo. Indico a leitura para todos. É melhor do que qualquer aula de história e através desse livro conseguimos entender toda a zona política que é o nosso Brasil, que só consegue sobreviver porque ainda possui riquezas, apesar de ter sido “roubado” inúmeras vezes. 

1822
Laurentino Gomes
Ano: 2010
Editora Nova Fronteira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te