Pular para o conteúdo principal

Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 incomoda tanto?

Programação da Semana Mundial do Brincar

Fernanda Santiago Valente

Ontem começou a Semana Mundial do Brincar, uma mobilização que nasceu no Brasil e vem sendo realizada em vários países para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar. As ações são desenvolvidas por todo o Brasil pelos núcleos da Aliança da Infância, organizações parceiras, voluntários e órgãos públicos. 
Entre as atividades programadas, estão rodas de conversas, palestras, brincadeiras, oficinas, feira de troca de brinquedos e atividades lúdicas em espaços públicos ou privados, atividades promovidas para todos os públicos com a ideia de trazer os adultos para interagir com as crianças.
A ideia iniciou em 2009 para comemorar o dia do Brincar, que é no dia 28 de maio. O tema de 2015 é “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar”. Com o objetivo de democratizar a brincadeira, Beatriz Barbosa de Sousa, gestora institucional da Aliança pela Infância explica que hoje as crianças não tem mais espaço para brincar, correr, mexer na terra. Ficamos presos dentro de casa em conta da violência e não estimulamos as crianças a brincar.
"Precisamos estimular nossas crianças de 0 a 12 anos a brincar todos os dias. A campanha tem a participação dos adultos para que vejam que a brincadeira é importante para o desenvolvimento criativo da criança. Hoje em dia as crianças estão focadas em jogos, computadores e alguns pais só se preocupam em ensinar uma criança a ler e escrever com apenas 3 anos de idade".
A gestora também disse que algumas pessoas acham que brincar é perda de tempo e brecam o tempo das crianças conhecerem suas habilidades, estimularem o convívio social (com outras crianças), trabalharem a imaginação e criatividade. É o brincar que explora possibilidades.
Aqui em Santos, o evento começou na Fonte do Sapo (na praia da Aparecida). Levei o meu filho e deu para notar que quase todos os brinquedos foram feitos de material reciclado. Copiarei até algumas ideias, como encher uma caixa grande de papelão com bolinhas. O meu filho adorou. Outra atividade que dá pra fazer em casa é montar caixas para que as crianças joguem bolinhas, quebra cabeça de papelão, etc. Além disso, teve brincadeiras de roda, corridas, pular amarelinha... teve contadores de histórias, teatro, bandas de música. Foi um Domingo muito gostoso que serviu para despertar muitos pais. Brincar é maravilhoso. O evento prossegue até o dia 30. Abaixo segue a programação em Santos e clicando aqui você pode conferir a programação em todo o Brasil.

ARENA DO BRINCAR
Dia 24, domingo e dia 30, sábado das 10h às 18h30 – Convivência – Grátis – Livre.
De 26 a 29/05/15 – 8h às 11h30 e das 14h30 às 18h, – Atendimento a grupos, mediante agendamento prévio pelo tel. (13) 3278-9819.
Território para o livre brincar, a troca de experiências e a convivência inclusiva.                               Jogos e brincadeiras coletivas e diversos pontos temáticos para o resgate de brincadeiras tradicionais e atemporais.
Atividade externa
APRENDENDO COM LUDICIDADE
25 a 29/05/2015 – Unidades Municipais de Educação de Santos.
Programação especial para crianças desenvolvida nas Unidades Municipais de Educação Infantil e escolas particulares durante toda a semana. Nas Unidades Municipais de Educação fundamental da Zona Leste no dia 25, na região dos Morros no dia 26, na Área Continental no dia 27, na Zona Noroeste no dia 28 e na Região do Centro no dia 29.

Atividade externa
MINHA COMUNIDADE DE PORTAS ABERTAS
25/05/2015 – 19h às 21h – Grátis – Livre.
Programação Especial do Projeto “Minha Comunidade”/ONG UACEP,  com muitas brincadeiras tradicionais e da cultura infantil, nas unidades UME Andradas II, Sociedade de Melhoramentos da Caneleira, do Jardim Piratininga e do São Manoel.
BRINCANDO NO ORQUIDÁRIO
26 a 30/05/2015 – Das 10h às 12h e das 14h às 17h – Orquidário de Santos.
Brinquedoteca aberta, brincadeiras tradicionais e com materiais reutilizados, trilha do mel, jardim sensorial, labirinto, móbiles de trava-línguas e mini museu interativo.
BRINCANDO NO AQUÁRIO
26 a 30/05/2015 – Das 9h às 17h30h – Aquário de Santos.
Painel de exposição referencial às brincadeiras de rua como: corda (corda pendurada e cantigas referentes à brincadeira), amarelinha (desenhada em papel pardo com giz ou tijolo), bolinhas de gude (presas e penduradas em um saquinho), cinco marias (saquinhos de tecido referentes à brincadeira), telefone sem fio (montado com material reciclado, onde as pessoas possam interagir), entre outras. Além de Aquacine: vídeos de animações e curtas sobre o brincar.

Teatro
Brincando com a história: Branca de Neve e os 7 anões
26/05/2015 – 10h e 16h30 – Auditório
Nesse espetáculo infantil as crianças são convidadas a participarem diretamente da história que é uma versão divertida do clássico Branca de Neve e os 7 anões. A Brincadeira começa com a Princesa Higiene que por ser uma menina que adora limpeza é muito maltratada por sua Madrasta a Rainha Bactéria Má dando sequência a uma história que conta com a participação de crianças da plateia. Com a Cia Arueiras do Brasil.
Atendimento a grupos, mediante agendamento prévio pelo tel. (13) 3278-9819.
Relatos de Experiência
JOGO DA CIDADANIA
26/05/15 – 9h – Teatro do Sesc Santos – grátis – livre.
Relato do processo de criação coletiva do Jogo da Cidadania: desafio lançado no início do semestre, às Unidades Municipais de Ensino, Escolas Estaduais e Particulares, para criação de um jogo relacionando os artigos do ECA e suas interfaces com o universo escolar. Com o Projeto ECA Conhecer para Reconhecer e Programa A Tribuna na Escola.

Roda de conversa
26/05/2015 – 14h – Teatro – Grátis – Livre.
PARA TER CRIATIVIDADE, RESILIÊNCIA E CORAGEM É PRECISO BRINCAR!
Múltiplos olhares sobre o universo da infância.
Convidados:
Carlos Alberto Ferreira Mota – Secretário de Defesa da Cidadania da PMS
Venúzia Fernandes – Secretária de Educação da PMS
Rosana Russo – Secretária de Assistência Social da PMS
Fabio Alexandre Nunes – Secretário Municipal de Cultura
Palestra
QUINTAIS DO BRASIL
26/05/2015 – 19h – Teatro – Grátis – Livre.
De norte a sul do Brasil, a infância cresce invisível aos olhos do mundo adulto, que insiste em dizer que as crianças não brincam mais. Numa incursão aos quintais do país, no entanto, descobrimos a verdadeira língua falada desde sempre por meninos e meninas: o brincar. Com o apoio de materiais audiovisuais e fotográficos, adentramos diversas paisagens e contextos socioculturais infantis. Em cada parada, abordamos temas que tratam como o brincar fortalece o exercício de uma infância saudável. Com Gabriela Romeu, jornalista, documentarista, escritora e pesquisadora da infância. Há 15 anos escreve sobre e para crianças no jornal Folha de S.Paulo, onde editou o caderno Folhinha e foi autora e coordenadora do projeto Mapa do Brincar. É curadora da exposição Trilhas do Brincar (SESC Santos, SESC Santo André, SESC Araraquara). É uma das autoras do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), que registra o cotidiano, o imaginário e o brincar das crianças pelo Brasil.
Vivência
Desafio de Brincar
27/05/2015 – das 8h às 18h – Vários espaços do Sesc  e da cidade de Santos
Dia do Desafio tem como proposta estimular as pessoas a praticar pelo menos 15 minutos de atividade física e incorporar este hábito no seu dia-a-dia, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida. A Semana Mundial do Brincar neste dia se incorpora a esta proposta e desafia as pessoas à prática da atividade física brincando com as crianças.  Além disso, desafiamos a todos para neste dia ensinar e aprender uma nova brincadeira enriquecendo assim o universo cultural das nossas crianças!

Atividade Externa 
ÁGORA SANTOS: BRINCAR É DIREITO!
28/05/2015 – 09h às 12h – Praça da Estação da Cidadania – Grátis.
Um espaço de manifestação sobre a importância do brincar, com a participação dos educadores e crianças das  UMEs Leonor M. de Barros, João Papa Sobrinho, Dino Bueno e Edmea Ladevig Inspirada nas Ágoras da civilização Grega, que eram espaços públicos utilizados para discussões de diversos assuntos relacionados à vida da cidade.
CAMINHADAS PELO DIREITO DE BRINCAR – AÇÕES DE CIDADANIA
28/05/2015 – 09h às 12h – Praças – Grátis.
Caminhada com crianças e educadores de escolas e instituições da região do centro, para um manifesto a favor do brincar:
Ocupação da Praça Nagasaki com alunos das UMEs Maria Helena Roxo, Irmã Maria Dolores, Gemma Rebelo, Centro Social MARISTA Lar Feliz e a Banda da UME Florestan Fernandes.
Ocupação da Praça do Jardim São Manoel pelos alunos da UME Flávio Cipriano Barbosa.
Marcha da Alegria: com alunos da UME Clóvis Bandeira Brasil, tocando instrumentos da bandinha, usufruindo o direito de brincar no parque do horto.
Intervenção
GRAÇA NA PRAÇA
28/05/2015 – 8h30 e 15h – Itinerante – Praça em frente ao SESC, BNH e Fonte do Sapo – Grátis – Livre.
Um “rolê” nas praças localizadas nas redondezas do SESC Santos. Seu principal objetivo é reinvindicar o direito do brincar a partir da ocupação destes espaços. Essa ocupação é realizada com brincadeiras diversas que promovem a reflexão sobre as consequências da arquitetura urbana contemporânea na prática do brincar, com crianças e educadores do Programa Curumim do Sesc Santos.

Vivência
DIA DE ADULTO BRINCAR
29/05/2015 – 9h às 21h – Diversos espaços do Sesc  – Grátis – Livre.
O brincar não só se vincula à infância, é parte do processo de desenvolvimento humano. Nessa data, adultos de todas as idades serão convidados a se desconectarem dos compromissos e pressões do dia-a-dia e se aproximarem do universo da criança, relaxando e brincando das mais diferentes formas possíveis. Com educadores do Sesc e crianças do Programa Curumim.

Atividade Externa
BRINCA MAUÁ
29/05/2015 – 9h às 10h30 –  das 14h30 às 15h30 –  Praça Mauá– Grátis – Livre.
Neste dia, crianças das UMEs Samuel Leão de Moura, Cely de Moura Negrini, Oswaldo Justo, Mário de Alcantará e C. S. MARISTA Lar Feliz, estarão brincando e convidando os adultos para brincar e reviver momentos da infância, reforçando a importância da essência lúdica no cotidiano.

Palestra e Vivência
O BRINCAR CORPORATIVO
29/05/2015 – 10h às 11h30 e das 15h às 16h30 – Sala 1  do Sesc Santos  – Grátis – Livre.
Uma palestra interativa retratando a importância do lúdico no ambiente corporativo, facilitando a transmissão de conhecimentos e a aprendizagem, melhor convivência e principalmente contribuindo para um clima organizacional mais feliz, com a Profa. Esp. Andréa Silva Frangakis Tanil – Há 13 anos atuando com Programas de Qualidade de Vida com foco na Metodologia lúdica; Professora dos cursos de Pedagogia e Educação Física da UNIBR em São Vicente; Autora do livro “Dinâmicas lúdicas para a Ginástica laboral”, pela Editora Vozes. Diretora da Empresa ConectarSe Eventos Corporativos.

Oficina
Oficina conserto de brinquedos
29/05/2015 – Oficina Granito – 8h às 11h30 e 14h30 às18h – Atendimento a grupos, mediante agendamento prévio pelo tel. 3278-9819.
A proposta desta atividade é o conserto de brinquedos em grupo. Jogamos fora grande quantidade de material no Brasil, e jogamos coisas com quase nada de errado, que poderiam começar um novo ciclo de vida depois de um simples conserto. O problema é que muitas pessoas se esqueceram de que é possível consertar o que quebrou e é essa a nossa proposta: consertar! Traga seu brinquedo!!

Vivência
PONTOS DE BRINCAR!
30/05/2015 – 10h às 18h30 – Diversos espaços do Sesc Santos – livre – grátis.
A ideia é espalhar por todos os cantos da cidade espaços preparados para o livre brincar, envolvendo as comunidades e todas as instituições parceiras, fortalecendo as relações humanas e a cultura da infância.
O Sesc Santos neste dia será mais um ponto de brincar iniciando pela manhã com um festival de brincadeiras aquáticas, de quadras e nos parques lúdicos e se estendendo por outros espaços preparados para a convivência e as interações tão presentes no ato de brincar com cantos temáticos, intervenções artísticas e muitos jogos e brincadeiras desenvolvidas pelos educadores do Sesc Santos e universitários.
Intervenção
No passo da centopéia
30/05/2015 – 10h – Parque Aquático e 14h30 Quadra Externa do Sesc Santos – Grátis – Livre.
Nessa intervenção artística as crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, mergulham na brincadeira através da experimentação que une elementos das dinâmicas teatrais e do trabalho coletivo envolvendo também a música e o canto de maneira educativa e lúdica. Com a Cia Arueiras do Brasil.

Oficina
CAFÉ CONSERTO DE BRINQUEDOS
30/05/2015 – 10h às 16h – Oficina Granito – Grátis – Livre.
Esta atividade sustentável desenvolvida pela ANDES – Agencia Nacional de Desenvolvimento Eco-Social se integra Semana Mundial do Brincar no intuito de sensibilizar para o excesso de consumo e os descartáveis, para oferecer um local para o conserto de brinquedos e mostrar o quanto pode ser divertido e fácil consertar as coisas. Neste local os participantes encontrarão ferramentas e materiais para ajudá-los a fazer todos os reparos necessários em brinquedos e encontrarão também especialistas em seus consertos. Traga o seu brinquedo quebrado e venha se divertir também!
Vivência 
LUDO YOGA
30/05/2015 – 10h30 – Toca do Sesc Santos – Grátis – Livre.
Nesta vivência, crianças vão experimentar as posturas da Yoga, imitando animais e ouvindo historias onde elas serão os personagens. Com profissionais do Núcleo de Estudos Shanti Shala.
Oficina
BIODANZA E CRIATIVIDADE PARA FAMÍLIAS: “EU BRINCO, TU BRINCAS, ELE BRINCA?”
30/05/2015 – 12h – Toca do Sesc Santos – Grátis – Livre.        
Uma proposta lúdica com música e dança para aproximar diferentes gerações da família, compartilhando momentos de qualidade que contribuirão com o desenvolvimento das crianças, sua autoestima e sua capacidade de se relacionar e de se expressar. Para curtir com divertimento, ternura, carícias e liberdade um tempo de desenvolvimento pessoal e de integração afetiva.  Venha fortalecer e atualizar o seu Ser Brincante!
Música
CONCERTO PARA BEBÊS
30/05/2015 – 15h – Convivência do Sesc Santos – Grátis – Livre.

Um arranjo elaborado especialmente para os bebês, trazendo um repertório diferenciado para enriquecer a escuta por meio da harmonia sonora dos instrumentos: violino, viola, violoncelo, teclado, percussão e voz, ampliando o gosto estético, com a professora Iva Passos da SEDUC Santos.

Contação de histórias                                                                                                                         
TEMPO DE BRINCAR
30/05/2015 – 17h30 – Auditório do Sesc Santos.                                                                                                                                  
A Cia. Tempo de Brincar se inspira no universo da Cultura Popular Brasileira retratando as festas tradicionais, os mitos e ritmos musicais brasileiros, além dos adereços, bonecos e mamulengos utilizados nessas manifestações. O espetáculo musical traz canções compostas por Valter Silva em diálogo com bonecos e adereços de Elaine Buzato. Há quase uma década, a dupla segue a trajetória da produção cultural dedicada à infância, em um trabalho que mescla mitos, ritmos e contos tradicionais à linguagem cênica e musical contemporânea.
Atividade externa
PONTOS DE BRINCAR!
30/05/2015 – 9h às 12h – Escolas da rede pública de Santos – livre – grátis.
As Unidades Municipais de Educação de Santos estarão de portas abertas com atividades especiais para crianças, pais e comunidade do entorno. Haverá também programação especial nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Santos com o Programa Escola da Família: Luiza Macuco, Neves Prado, Cleóbulo, Azevedo Junior, Padre Bartolomeu de Gusmão, Professor Benevenuto Madureira, Zulmira Campos, João Octávio, Emílio Justo, Gracinda Mª Ferreira e Judoca Ricardo Sampaio. Confira a programação completa nas escolas.
Atividade externa
RUA DE BRINCAR!
30/05/2015 – 10h às 13h – Rua Henrique Porchat, 22 – Vila Nova- Santos.
Transformação temporária do espaço utilizado para carros em espaços para brincar e conviver, com crianças e familiares do Centro Social MARISTA Lar Feliz e comunidade do entorno.
Atividade externa
RUA DE BRINCAR!
30/05/2015 – 11h às 15h – Esquina da rua Enguaguaçu com Jurubatuba – Ponta da Praia.
Este ponto de Brincar contará com várias estações de jogos elaborados com materiais reciclados pelos próprios alunos, envolvendo a equipe da Escola Estadual Dona Luiza Macuco.
RUA DE BRINCAR!
30/05/2015 – 15h às 18h – Esquina da rua Enguaguaçu com Jurubatuba – Ponta da Praia.
Este ponto de Brincar contará com brincadeiras de corda e cantigas de roda envolvendo o Núcleo de Santos da Federação de Bandeirantes do Brasil.
PRAÇA DE BRINCAR!
30/05/2015 – 10h às 13h – Praça Rebouças – Ponta da Praia.
Reapropriação das praças públicas para que se tornem cada vez mais espaços coletivos, seguros e estimulantes para o livre brincar e a convivência.
Neste espaço serão desenvolvidas brincadeiras que incluem com os educadores da SEDUC / SEMES


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te